Voltar para Notícias

Eduardo Riedel desenvolverá políticas públicas para animais de estimação

População de pets em Campo Grande chega a 224 mil cães e 63 mil gatos

24/10/2022

Em entrevista Riedel fala sobre as ações que vão cuidar dos pets e outros benefícios sociais

Campo Grande tem 287.768 animais de estimação (sendo 224.563 cães e 63.205 gato), mostra um censo canino e felino realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) nas regiões urbanas e distritos da capital. A tarefa envolveu 90 servidores, que foram de casa em casa realizar o censo, entre os meses de março de 2020 e junho de 2021.

Hoje, os animais de estimação são, muitas vezes, considerados parte da família e recebem atenção muito especial, tanto no que se refere à saúde quanto a alimentação. Mas, há milhares de pessoas que não tem condições de arcar com estas despesas, embora amem seus animaizinhos.

Para Eduardo Riedel (PSDB), candidato ao Governo de Mato Grosso do Sul pela Coligação Trabalhando por um Novo Futuro (Número 45), criar políticas públicas para os animais é parte da tarefa do poder público. “Eles são parte integrante de nosso núcleo familiar”, afirmou.

Além disso, Campo Grande tem 2.205 animais em abrigos independentes e ONGs, de acordo com a Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais (CDDA) da OAB-MS. A maioria dos animais não consegue um lar, principalmente, cachorros de médio e grande porte. Por isso, eles acabam envelhecendo nos abrigos e nas ONGs, o que torna os locais sobrecarregados e impossibilita novos resgates.

Sensibilizado com a situação, Riedel e sua equipe já estão desenvolvendo propostas para atender a esta demanda, entre elas a construção do Parque Pet no Parque das Nações Indígenas; atendimento veterinário acessível para animais domésticos de populações menos favorecidas; castração acessível e gratuita; programas de adoção responsável e parceria com ONGs e voluntários.

Hoje, a Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea) tem 107 protetores de animais cadastrados no sistema, os quais têm benefício de castração gratuita. Cães e gatos estão disponíveis para adoção todos os dias em Campo Grande, inclusive em fins de semana e feriados, no CCZ, localizado na avenida Senador Filinto Muller, número 1.601, vila Ipiranga, em Campo Grande.

A adoção ocorre de segunda a sexta-feira das 17h às 19h30min e sábados, domingos e feriados das 14h às 19h. Os animais estão vacinados, vermifugados e terão a castração garantida. Adultos já estão castrados.

Acompanhe nas Redes Sociais