Voltar para Notícias

Riedel: “Cultura é prioridade e forma cidadãos”

Candidato ao Governo do Estado, ele falou de seus projetos para a área no debate da TV Morena

27/09/2022

Corumbá

Eduardo Riedel (PSDB), candidato ao Governo de Mato Grosso do Sul pela Coligação Trabalhando por um Novo Futuro (Número 45), ressaltou há pouco, no debate da TV Morena, a importância da cultura na formação cidadã do sul-matogrossense.

“Vamos levar ações culturais para as escolas. Vamos seguir com nossos festivais. Levando incentivos para diferentes expressões artísticas como teatro, música, dança. A cultura forma cidadãos, e a escola de tempo integral tem grande papel nisso”, afirmou.

Riedel lembrou, ainda, que durante sua passagem pelo Governo do Estado, o setor teve o maior aporte financeiro de todos os tempos. “Investimos em equipamentos culturais como o teatro Aracy Balabanian e o MARCO, o Castelinho, em Ponta Porã. São equipamentos que serão postos à serviço da sociedade, valorizando nossos artistas e a cultura de forma geral”.

Riedel também ressaltou o papel da cultura na construção de uma sociedade saudável. Segundo ele, o fortalecimento e ampliação de projetos culturais nos próximos anos será um fator estratégico para o Mato Grosso do Sul.

“A cultura é um impulsionador educacional e de formação humana. Otimizar as ações e eventos em todas as regiões do Estado, fomentar a produção cultural local, deve ser uma de nossas prioridades nos próximos anos”, afirmou o pré-candidato.

Segundo Riedel – que em suas passagens pelas secretarias de Governo e Infraestrutura teve papel fundamental no direcionamento de recursos e infra para eventos do setor – nunca se investiu tanto com resultados na área cultural em MS, e nos próximos anos este olhar especial sobre o setor será fortalecido. “O fomento à cultura exige políticas públicas e investimentos. No caso do nosso estado, há ainda a necessidade de observarmos nossas vocações, como o meio ambiente e o turismo. Por isso, a cultura deve estar atenta a estas especificidades, ligando uma coisa à outra”, afirmou.

Cultura, turismo, meio ambiente, políticas de inclusão social e interação social com respeito à pluralidade são temas que andam juntos, reforçou o pré-candidato. Para ele, esses são conceitos que devem nortear as políticas públicas culturais, de promoção da cidadania e afirmação da identidade cultural.

“Nossa diversidade cultural se destaca por sua associação ao meio ambiente e ao turismo. A música e a culinária são os componentes desta genética, que traz ainda os ingredientes do artesanato, das artes plásticas e artes visuais, integração que dá visibilidade aos dois grandes festivais promovidos no Estado – o de Inverno de Bonito e o América do Sul em Corumbá. Esses são eventos que continuarão a ser incentivados e aprimorados pelo Governo do Estado”, assegurou Riedel.

Acompanhe nas Redes Sociais