Voltar para Notícias

Riedel e Tereza ouvem a voz feminina em MS

Ele, candidato ao Governo, e ela, ao Senado, participam hoje do evento ‘A Voz das Mulheres’

16/08/2022

Assessoria

O candidato do PSDB ao Governo do Estado, Eduardo Riedel, e sua parceira de chapa na disputa pelo Senado, a ex-ministra do presidente Jair Bolsonaro, Tereza Cristina, participam hoje (16), a partir das 18h, do evento “A Voz das Mulheres”, onde conversarão com mulheres de todos os setores da sociedade sul-mato-grossense para ouvir suas demandas, anseios e propostas.

O objetivo é estreitar laços entre o público feminino, Riedel, Tereza, e as demais candidatas a deputadas estaduais e federais, estimulando o sentimento de pertencimento e estreitando os laços destas mulheres com a política.

Para Riedel, o evento aviva o papel da mulher como parte do contexto político, exercendo a cidadania ao escolher seus representantes de forma consciente e independente. “Ter a mulher presente na campanha acrescenta um olhar mais real de nossa sociedade e só assim é possível trabalhar por um novo futuro”, afirmou Riedel.

Sua esposa, Mônica Riedel, destacou a importância de ouvir a voz feminina durante a campanha. “Dar voz às mulheres é ampliar os horizontes políticos através de uma visão diferente de várias áreas da sociedade. É dar voz a parte da sociedade que historicamente não se sente incluída no universo político muitas vezes por falta de informação. É equilibrar a representatividade da sociedade que hoje tem a mulher atuante em todos os seus setores. É reconhecer a luta das mulheres que nos antecederam e consolidar suas conquistas, como foi a legalização do voto feminino, hoje em dia tão comum mas que no passado foi fruto de uma grande luta”, afirmou a futura primeira-dama do Estado.

UM ESTADO MUITO FEMININO

“O Mato Grosso do Sul é um Estado predominantemente feminino, e o fortalecimento de políticas públicas para as mulheres será nossa prioridade nos próximos anos. Vamos trabalhar para estruturar ainda mais os mecanismos inclusão, qualificação e empoderamento”, afirmou Eduardo Riedel.

Ele tem razão em relação ao caráter feminino de Mato Grosso do Sul. Estima-se que 50,4% (1.446.389) da população sul-mato-grossense seja de mulheres — a estimativa populacional deste ano do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para o Estado é de 2.868.279.

Desde o último Censo Demográfico, realizado em 2010, a estimativa de mulheres sul-mato-grossenses cresceu 12% — saindo de 1.251.372 para 1.1446.389. Apesar do crescimento masculino ter sido de 14% (de 1.243.373 para 1.421.890), as mulheres continuam a ser maioria. O dados do Censo eram para ter sido atualizados em 2020, mas foram adiados por conta da pandemia e só será realizado neste ano.

“Além de serem maioria, as mulheres de Mato Grosso do Sul têm papel decisivo na economia dos lares, e precisam ser valorizadas, especialmente devido ao fato de que grande parte delas tem jornada dupla, no trabalho e em casa”, afirma Riedel.

Novamente, ele se baseia em dados para a afirmação. Mais de 252 mil mulheres do Estado – com 25 anos ou mais – são responsáveis por seus lares. Quando colocado na perspectiva educacional, 31.914 mulheres que têm o Ensino Superior completo eram as “chefes” em suas residências e 46.116 conviviam com esposo(a).  Esse número é bem maior entre as mulheres sem instrução ou com Ensino Fundamental incompleto: 130.843 eram as únicas provedoras da residência e 163.255 moraram em conjunto.

“Quanto mais qualificadas as mulheres forem, mais chances terão no mercado de trabalho. Por isso estaremos muito atentos ao fomento de ações neste sentido”, assegurou Eduardo Riedel.

SERVIÇO

A Voz das Mulheres.

Encontro das Mulheres com Eduardo Riedel e Tereza Cristina

Dia 16 de agosto – 18h

Local Comitê Central – Av. Ceará 2308

Acompanhe nas Redes Sociais