Pré-candidato ao Governo do Estado, ele pretende qualificar servidores para os avanços das tecnologias digitais
12/08/2022
Modernizar digitalO pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSDB, Eduardo Riedel, pretende ampliar as ações de governo que possibilitem a expansão das tecnologias digitais na gestão pública, além de incentivar a qualificação de profissionais que operem no setor, especialmente no campo da inteligência artificial, que hoje se faz presente em diversos segmentos em Mato Grosso do Sul.
“O avanço tecnológico que incluiu a inteligência artificial nos processos de produção e de gestão é fundamental para o desenvolvimento de vários setores do poder público e também da economia. Para usufruirmos destes avanços serão necessários investimentos maciços em infraestrutura digital e na qualificação profissional”, afirma Riedel.
No Tribunal de Justiça, o mês de maio de 2022 foi marcado pela chegada do primeiro trabalhador digital do Poder Judiciário, batizado de robô Xian. Desta forma, as tarefas que não demandam análise foram terceirizadas para o robô. O Xian realiza suas atividades em 75 segundos enquanto um servidor realiza as mesmas tarefas em 15 minutos.
De acordo com o Tribunal de Justiça, uma conta simples pode mostrar a praticidade da utilização da tecnologia: um servidor realiza seis tarefas em uma hora de trabalho enquanto o robô realiza 120 dessas mesmas ações, no mesmo prazo. Em 30 dias, um servidor pode contabilizar 135 ações e o Xian chega a 3.600.
Do campo jurídico também surgiu startup que unifica jurisprudência de diversos tribunais e possibilita a pesquisa por meio de inteligência artificial. A plataforma foi desenvolvida com suporte da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul), dentro do Programa Centelha, que investe em ideias inovadoras.
Pelo Estado, a inteligência artificial também se ramifica em planta de fábrica de celulose, sendo um dos diferenciais da unidade em construção no município de Ribas do Rio Pardo, aos confins do Pantanal. No bioma, a detecção precoce de incêndio ocorre por meio de algoritmo de inteligência artificial que, a partir do envio de imagens por câmeras de alta resolução instaladas no topo de torres de comunicação, identifica focos de fogo de forma automática e notifica os operadores do sistema.
INFOVIAS DIGITAIS
Além de melhorar a oferta de internet nos 79 municípios sul-mato-grossenses com a implantação de rede de fibra ótica, a Parceria Público-Privada (PPP) da Infovia Digital é um ponto de partida neste processo, dando mais competitividade ao Estado na atração de novos investimentos e capacitando a infraestrutura estadual para o uso da IA.
A Infovia disponibilizará serviços de transmissão de dados de alta capacidade e velocidade por meio de uma rede de fibra óptica para 1.500 unidades administrativas do Governo do Estado, como escolas, unidades de saúde e segurança pública, em todo o Mato Grosso do Sul.
“Aliada à infraestrutura está a necessidade de qualificar ainda mais os servidores públicos para fazer frente às necessidades operacionais destas novas tecnologias e, também, para estabelecer políticas de migração de empregos, necessárias diante desta revolução tecnológica. Para isso é necessário construir parcerias com a iniciativa privada e com as entidades que atuam na qualificação profissional, especialmente o Sistema S. Vamos estar focados nestes objetivos nos próximos anos”, assegura Eduardo Riedel.
Acompanhe nas Redes Sociais