Voltar para Notícias

Riedel: “MS é uma potência na agropecuária e soube unir produção e preservação”

Candidato ao Governo do Estado, ele participa do primeiro debate promovido pela RMC para as eleições deste ano

06/09/2022

Agro

Eduardo Riedel (PSDB), candidato ao Governo de Mato Grosso do Sul pela Coligação Trabalhando por um Novo Futuro (Número 45), disse há pouco, durante o primeiro debate promovido pela RMC (Rede Matogrossense de Comunicação) que o Mato Grosso do Sul é uma potência agroambiental.

“Soubemos fazer o agronegócio crescer sem deixar de lado a preservação do meio ambiente. Seremos carbono 0 até 2030, graças a um desenvolvimento agropecuário sustentável, protegendo nossos recursos hídricos e nossas reservas. Isso faz toda diferença. Preservar e produzir com responsabilidade é um dos eixos de nosso plano de governo. Queremos uma produção responsável que leve em consideração as boas práticas ambientais para que tenhamos mercados garantidos no exterior”, afirmou.

Para Riedel, é possível unir a agropecuária e os interesses ambientais. “Nos últimos anos implementamos políticas de desenvolvimento sustentável, especialmente no que se refere a descarbonização. Para isso, promovemos a cooperação para o financiamento, incentivos, desoneração, capacitação, desenvolvimento, transferência e difusão de tecnologias e de processos. Ampliaremos estas políticas nos próximos anos”, explica.

Entre os projetos capitaneados por Riedel, e que ele pretende aprofundar, estão a produção de carne orgânica sustentável, integração Lavoura-Pecuária Floresta (ILPF), programa de recuperação de solos e mananciais, crédito para FCO Verde, geração de energia limpa por meio de biogás na suinocultura, energia solar e de biomassa de cana e madeira.

“São programas que tem como objetivo nos colocar na dianteira da corrida pela certificação de Carbono Neutro até 2030, e que tem atraído a atenção de governos e empresas dentro e fora do país”, assegurou.

Apesar de considerar uma meta ‘ousada’, ele acredita que Mato Grosso do Sul será um exemplo para o Brasil e para o mundo, e que o Estado está no caminho para ser certificado internacionalmente como um território Carbono Neutro, implementando e respeitando três eixos de políticas ambientais, a preservação da biodiversidade, proteção dos mananciais de águas e o balanço do carbono.

“Estas são políticas que unem preservação e desenvolvimento, e que colocam o Mato Grosso do Sul em uma posição de destaque para investidores que, cada vez mais, percebem a importância de aliar estas duas pontas em prol de um futuro sustentável e rentável”, concluiu.

Acompanhe nas Redes Sociais